2ºEstudo dirigido

 

Durante vários períodos da historia da humanidade, as cidades passaram por inúmeras transformações, tais mudanças em certas épocas são possíveis graças aos desejos de criar uma sociedade ideal, um ensejo concebido por muitas pessoas, principalmente os idealistas, onde escritores fazem parte de tal aglomeração, sentindo a necessidade de conceber ideais urbanos para uma cidade cuja simetria e proporção perfeita seja ideal para se habitar.

Essa concepção urbana consiste num principio utópico no qual as leis são regidas pela geometria, ou seja, sua forma de divisão que englobam um centro maior, como se os elementos da igualdade fossem expressos através da geometria da noção espacial e proporcional, cujos princípios possuem embasamento de utilidade, e necessidade fundamentadas pela natureza, uma sociedade cujo luxo e o supérfluo não são tão considerados e adornados como fundamentais progressistas. Tal concepção afeta consequente os meios sociais, inclusive a estética presente na arquiteta, cuja mudança consiste pelo novo desejo de possuir um conjunto mais regular, assim os palacetes e castelos deram lugar aos grandes edifícios, dessa forma os profissionais da construção, sobretudo os arquitetos, renovam seu olhar urbano, pela necessidade de mudança, a paisagem se torna cada vez mais simples e engloba as noções de grandiosidade e pureza junto à geometria que persiste ao longo do tempo, entretanto a adoração aos detalhes e caprichos se torna desnecessários e rejeitados.

Dessas formas as linhas puras, que transmitam leveza e pureza são apreciadas e, essas possibilitam a construção das formas geométricas como o cubo, a esfera e o cilindro, assim era preciso um resgate aos princípios da forma e os elementos construtivos como função. Essa nova reação se torna um protesto contra as mascaras e a mentira que adornavam os detalhes das antigas construções e assim o homem deve recuperar a sua plenitude e a simplicidade vinda da natureza

O arquiteto se torna um verdadeiro herói capaz de salvar aquela sociedade de sua degradação e loucura, de possuir poder da organização racional do material, concebendo a moralidade e transformando as cidades do mundo, um ser revolucionário e sem limites de condenar os malefícios da excentricidade, esta sendo viciosa e comprometedora, pois corrompe a ordem e as formas da natureza, Assim concluísse que a excentricidade é ligada ao gosto dos individuas em realçar o apreço pela riqueza e abundancia aos desejos e prazeres e com a nova percepção as linhas retas tomam o lugar dos recortes detalhados das construções.

A grandeza na arquitetura esta ligada aos princípios de perfeição, onde a harmonia e proporção regem a estética e a funcionalidade do elemento construído, essa grandeza nas massas proporciona orgulho, pois é capaz de expressar a sensibilidade nas formas primitivas e as recorrentes sensações em uma unidade que se torna materializadas, essa nova noção seria como um resgate da teoria platonizaste dos séculos se o idealismo não fosse mudado ao logo do tempo. Entretendo tal principio busca uma arquitetura que tenha permanência, geometria e que seja duradoura, e nem sempre uma imagem simplicidade é algo simplificado, pois segundo oboullé o sol como centralidade luminosa expandiu seus raios e ilumina o edifício, assim tudo há um afez luminosa e outra sombria, tal lirismo é algo mais pictórico do que arquitetônico.

Construções também possuem conotação religiosa e fúnebre, onde a geometria também se enquadra e centro de algumas formas como círculos e esferas se tornam questões a serem refletidas e debatidas A história é descrita como um centro onde ocorrem batalhas, onde a humanidade tenta coincidir o novo mundo com as figuras exaltadas que propuseram muda o antigo mundo.

As formas primitivas da geometria na arquitetura inovadora não só apresenta questões de funcionalidade, também de pretensão de expressar significados, ela requer ter sua cópia voz, seja em sua monumentalidade nua, sua grandeza, seu objetivo e seu sentido, Tendo em vista imprimir sua própria linguagem, algo legitimam e único que atende aos serviços e se compõe como utilidade publica. Para essa arquitetura corre o risco de se torna tagarela, onde a geometria perdesse sobre uma sintonia de pura loucura, isso pode ser visto na obra de Leque.

Exaltar os princípios da igualdade, liberdade e justiça e pátria se torna algo materializado com as construções edificadas, algo de soberania e de conhecimento reconhecido, assim o culto a revolução é um ato de reconhecimento de uma parcelo divina presente m cada individuo, essa divindade é mais exaltada quando cada individuo se reúne e forma uma multidão que irradia luz e recria uma imagem viva, pois o ser humana vive presente na adivinhado e quer representa-la sob o aspecto da vida.

 

 

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